Comprei ingresso para show adiado do Coldplay. Quais são os meus direitos?

Concertos da banda no Brasil que aconteceriam em outubro deste ano serão remarcados para 2023

Fãs de Coldplay não vão mais ver a banda no Brasil em 2022. Os oito shows da banda marcados para este mês de outubro foram adiados para o próximo ano, com datas a serem confirmadas. A informação foi comunicada nas redes sociais do grupo. O consumidor que comprou ingresso poderá ser reembolsado caso não possa comparecer nas novas datas.

Segundo a nota, publicada em inglês e português, o vocalista Chris Martin apresenta uma ‘doença pulmonar séria’. Por ordens médicas, o artista deve se afastar dos palcos por no mínimo três semanas. A banda informou ainda que os fãs devem guardar os seus ingressos, que serão válidos para os shows do ano que vem.

As apresentações estavam marcadas para 11 e 12 de outubro no Rio. Em São Paulo, os shows aconteceriam nos dias em 15, 16, 18, 19, 21, e 22 de outubro.

Quais são os meus direitos?

O consumidor que adquiriu os ingressos tem três opções de escolha diante do adiamento das apresentações. A primeira é manter os ingressos para comparecer aos shows nas novas datas, que serão anunciadas em breve.

Caso não queira ou não possa comparecer aos concertos em 2023, o cliente pode receber o valor do ingresso em créditos para outros eventos organizados pela mesma empresa. A última opção é receber o reembolso integral dos valores, que deve ser feito imediatamente.

David Douglas Guedes, assessor jurídico do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), explica que o reembolso pode ser acrescido de atualização monetária.

— Se os organizadores fazem o adiamento ou cancelamento, o Código de Defesa do Consumidor garante o cancelamento da compra com reembolso imediato, com atualização monetária. Importante frisar que escolha sempre fica a critério do cliente, se vai querer ressarcimento, créditos para outros shows ou manter os bilhetes para o novo agendamento — esclarece.

Fonte: O Globo