Comportamento do consumidor em 2023: tendências de consumo

Comprar com consciência, produtos sustentáveis e lojas online: conheça as principais tendências de consumo para 2023 e saiba como investir melhor o seu dinheiro!

Você sabia que as pessoas não compram sempre da mesma forma? O comportamento do consumidor de 10 anos atrás não é o mesmo de hoje, e vários motivos levam a essa mudança: prioridades pessoais, contextos sociais e políticos, a inflação naquele período e muitos outros. Por isso, a gente preparou um conteúdo sobre tendências de consumo para 2023, para que você fique informado e tome as melhores decisões sobre como gastar o seu dinheiro. Confira!

O que significa o comportamento do consumidor?

O que chamamos de comportamento do consumidor nada mais é do que um conjunto de práticas, hábitos e prioridades de consumo que envolvem o processo de compra de uma pessoa ou um grupo. Ele está em frequente mudança, pois isso depende de muitas variáveis.

As lojas costumam avaliar o comportamento do consumidor para entender melhor o que ele deseja e assim oferecer o que o cliente procura e precisa. Setores de marketing e publicidade também exploram o comportamento do consumidor para elaborar campanhas mais provocativas.

Qual a importância de saber o comportamento do consumidor?

Para você, consumidor, entender sobre as tendências de consumo pode ser uma grande vantagem. Isso te ajuda a tomar decisões de compra mais inteligentes, evitar gatilhos de impulsividade e, consequentemente, evitar dívidas desnecessárias e economizar, já que você saberá quais produtos e serviços são facilmente encontrados e quais podem ser mais exclusivos. 

Conhecer o comportamento do consumidor também é uma forma de planejar melhor o seu orçamento familiar do ano. Por exemplo: se você sabe que, nesse momento, é muito importante ter acesso à internet móvel, provavelmente incluirá um bom plano no orçamento para o seu celular ou até mesmo vai escolher smartphones que priorizem a conectividade com a internet.

Dica: Minha Vida Financeira: o que é e como usar a ferramenta?

Quais elementos mais influenciam no comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor muda com frequência — que pode ser mensal, semestral, anual ou períodos mais longos. Tudo irá depender de diversos elementos que influenciam nas decisões de compra do cliente e moldam o comportamento de um determinado grupo, seja em uma cidade, estado, região, país ou no mundo todo. Conheça alguns desses fatores:

Política e economia

Aspectos políticos e econômicos afetam diretamente o comportamento do consumidor. A alta e queda da bolsa de valores e a variação da inflação interferem no poder de compra da população, o que pode aumentar ou diminuir a preferência por alguns produtos em detrimento de outros. 

Poder aquisitivo

A renda financeira e o status social também fazem toda a diferença no comportamento do consumidor. O poder aquisitivo determina diretamente a priorização de serviços e produtos, bem como o convívio social e o local que residem os clientes.

Cultura e demografia

Brasileiros não possuem os mesmos critérios de compra que indianos e norte-americanos, assim como o comportamento de um consumidor cearense será provavelmente diferente de um gaúcho. Fatores culturais e demográficos influenciam as tendências de consumo e podem ser decisivos no momento da compra. 

Psicologia

As pessoas possuem traços psicológicos diferentes e, por isso, certos produtos e serviços podem ser mais importantes ou necessários para alguns consumidores do que para outros. 

Sazonalidade

Por último, muitas vezes, a situação em que o consumidor se encontra afeta diretamente seu comportamento. É o exemplo de datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães.

O que é o processo de decisão de compra?

O processo de decisão de compra é todo o percurso que o consumidor faz para, finalmente, “fechar negócio” e comprar um produto ou serviço. Em geral, ele possui 4 etapas principais: descoberta do produto ou serviço, reconhecimento do problema (quando você percebe que precisa do item desejado), avaliação das opções disponíveis (pesquisa de preços, opinião de conhecidos e familiares) e finalmente, a decisão de comprar. Todo esse processo é diretamente influenciado pelo comportamento do consumidor.

Quais as tendências de consumo para 2023?

As tendências de consumo são, de modo geral, as necessidades, hábitos e conceitos mais recentes no comportamento do consumidor. O que você prioriza ou deve priorizar nesse momento? Para 2023, a gente identificou algumas tendências para você ficar ligado. Dá uma olhada!

Compras online

Você já foi a um shopping ou loja física comprar um produto e depois, quando viu na internet, percebeu que era bem mais barato comprar online? O esperado é que essa tendência cresça ainda mais em 2023. As compras online diminuem os custos das empresas. Isso acaba impactando os preços para o consumidor final, deixando os itens mais baratos. 

Vale a pena fazer compras pela internet, mas para economizar de verdade, é preciso pesquisar bem os preços antes de decidir levar o produto. Com o plugin Mais Barato PROTESTE, você consegue encontrar o melhor preço para qualquer produto: basta instalar a ferramenta no seu navegador Google Chrome para monitorar o valor do item selecionado em várias lojas diferentes! Incrível, né? 

Produtos veganos

Outra tendência para 2023 é a procura por produtos veganos, ou seja, que não possuem nenhuma substância de origem animal em sua composição, nem fazem testes em animais. Além de uma preocupação ética e política, com produção sustentável, eles também possuem mais benefícios à saúde e menor probabilidade de reações alérgicas.

Os produtos veganos também possuem maior preocupação com o processo produtivo e também no pós-venda, como o descarte consciente e a coleta seletiva. O uso de materiais recicláveis e embalagens mais funcionais também beneficia o consumidor e influencia na decisão de compra.

Consumo consciente

Foi-se o tempo em que era chique e bem-visto sair do shopping com várias sacolas, comprando apenas para “passar o tempo”. A análise sobre o consumo exacerbado virou uma prioridade e a tendência é que, em 2023, as pessoas procurem consumir com mais sabedoria. 

O consumo consciente tem relação com comprar menos, mas não só isso: ele leva em conta escolher empresas que possuem responsabilidade social (como não poluir o meio ambiente, por exemplo), produzir menos lixo, conhecer a matéria-prima e o processo de produção dos produtos e planejar ao invés de comprar por impulso. Essas características ajudam a economizar e aumentam o senso de responsabilidade social.

Comércio local

Lojas de grife? Que nada! A tendência agora é fortalecer o comércio local e os pequenos empreendedores. Sabe a sua tia costureira que vende biquínis e moda praia? Em 2023, será bem mais estimulado comprar com ela do que em marcas famosas ou em lojas de departamento. O slogan “compre do pequeno” tem sido cada vez mais difundido, porque isso traz benefícios para quem compra e para quem vende. 

Além de impulsionar a economia local e gerar renda e investimento para a sua comunidade (ao invés de investir seu dinheiro em uma marca e não saber para onde ele vai), os preços costumam ser mais em conta, o atendimento ao cliente é mais atencioso e o serviço ou produto, muitas vezes, é de melhor qualidade do que o produzido larga escala.

Conheça o curso Finanças Domésticas Organizadas

Você quer aprender a fazer compras mais inteligentes aplicando as tendências de consumo, mas sem passar sufoco no fim do mês? Com o curso Finanças Domésticas Organizadas da PROTESTE, você pode! Você vai aprender a identificar as receitas e despesas da casa, a poupar o seu dinheiro e a organizar seu orçamento doméstico de forma prática. 

Além disso, você irá aprender a não fazer compras desnecessárias e vai conhecer os seus principais direitos como consumidor. E o melhor: o curso é totalmente gratuito! As aulas têm 2h de duração, com especialistas que vão te ajudar a gerir o dinheiro da sua casa da melhor maneira.

Fonte: Proteste